quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Globo perde exclusividade no futebol

Perdida nos cadernos de esportes dos jornais, uma notícia vai mexer com a sensibilidade de milhões de brasileiros: a Rede Globo perdeu a exclusividade dos direitos de transmissão do futebol. Há anos que os outros canais tentam, sem sucesso, tirar o futebol da emissora carioca. Mas, coube a Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) retirar a cláusula de exclusividade do contrato firmado entre a Globo e o Clube dos 13, que negocia em nome dos clubes que disputam a Série A do campeonato brasileiro.
Segundo o portal R7, o acordo, costurado pelo tribunal com a emissora e o Clube dos 13, vale para a negociação das edições a partir de 2012, uma vez que a transmissão do campeonato do ano que vem já está definida. A maioria dos conselheiros do Cade foi contra a preferência dada à Rede Globo pelo Clube dos 13 por entender que estava configurada a prática de cartel (acordo explícito ou implícito entre duas partes para fixação de preços). Na prática, é o Clube dos 13 que define quem transmite os jogos, porque reúne os maiores times de futebol do país e negocia os direitos de imagem dos clubes.
O efeito imediato do fim da exclusividade pode ser o aumento das receitas dos clubes. Na forma como vigora o contrato atualmente, os “artistas” são mal remunerados e nem podem aceitar propostas que lhes são mais vantajosas.  Na Argentina, com um campeonato bem menos badalado e importante que o brasileiros, os clubes recebem mais do que os brasileiros pelos direitos de transmissão.

Nenhum comentário: