domingo, 13 de junho de 2010

Solidariedade aos goleiros

Enquanto as expectativas do mundo todo estavam todas voltadas para as perfomances de jogadores como o argentino Messi, o português Cristiano Ronaldo, o inglês Rooney, o brasileiro Kaká, eis que dois goleiros chamam a atenção neste início de Copa do Mundo por terem protagonizado os dois lances mais falados até agora. Green, da Inglaterra, e Faouzi Chaouchi, da Argélia, tomaram o famoso frango nas partidas contra os Estados Unidos e Eslovênia, respectivamente.
O goleiro é o mais solitário dos jogadores em campo. Mesmo quando sua equipe marca um gol, ele comemora sozinho do outro lado. É costume dizer que, a posição do goleiro é tão amaldiçoado que onde ele pisa nem grama nasce. Isto, porém, não nos impede de reconhecer a sua importância para o jogo de futebol. O goleiro também é responsável por lances que costumam entrar para a história. Quem não se lembra da defesa de Gordon Banks da Inglaterra em uma cabeçada de Pelé na Copa de 1970? Ou da sequência de defesas incríveis do uruguaio Rodolfo Rodrigues, em uma partida entre Santos e América de Rio Preto na Vila Belmiro, nos anos 80?
Apesar de tudo isso, às vezes o imponderável acontece, e aqui e ali acontece um frango. Faz parte do jogo e podemos classificá-lo como acidente de trabalho. Que os goleiros Green e Faouzi Chaouchi levantem a cabeça. A Copa está só começando. Novos frangos virão.

Nenhum comentário: