sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

É importante ter um lado

Por quê você está sempre se posicionando sobre algo, alguém ou alguma coisa? Sempre nos fazem esta pergunta quando decidimos tomar uma posição, seja ela qual for. As pessoas não entendem que, na vida, estamos sempre sendo confrontados com diferentes situações que, na maioria das vezes, exigem que tomemos uma posição e abandonemos o conforto do muro. E isso vale para praticamente todas as áreas nas quais decidimos atuar.
É importante se posicionar. Não há como ficar alheia ao que acontece a nossa volta. O mundo moderno é um turbilhão de informações. Mal digerimos uma e outra já está na fila de espera da compreensão. E a coisa vai num crescendo que, em determinado momento, avolumam-se e precisamos filtrar o que vai receber mais atenção.
Não importa o que os outros pensem ou digam. Não se preocupe. Tome uma posição e lute por suas idéias e convicções. E se no transcurso do debate achar que o melhor a fazer é mudar de opinião e aceitar um outro ponto de vista, não se acanhe em admitir que estava errado e que, sim, a opinião do outro está mais próxima da verdade. Isto recebe o nome de humildade e tem por finalidade ajudar-nos a crescer enquanto homens (a acepção de espécie) e cidadãos.
Se o lado para o qual pendermos for o do mais fracos e oprimidos, então, melhor ainda. É sinal de que não aceitamos o autoritarismo, seja qual for o seu sinal, político e epistemológico. Tenha sempre um lado. Não faça da omissão o seu mantra diário de vida.

Nenhum comentário: